O Centro Municipal de Capacitação e Treinamento – CMCT é uma escola profissionalizante básica da Prefeitura do Município de São Paulo, o projeto foi criado pelo Decreto n° 33.073, de 23 de março de 1993 e inaugurada em 07 de abril do mesmo ano pelo então Prefeito Sr. Paulo Salim Maluf, representado na solenidade pelo Professor Sólon Borges dos Reis, Secretário Municipal de Educação e Professora Maria Alice Bicudo Soares, sua assessora e Secretária Geral do Centro do Professorado Paulista.
O CMCT iniciou suas atividades com os seguintes cursos: Mecânica de Automóveis, Reparador de Aparelhos Eletrodomésticos, Confeitaria e Serigrafia. O público era composto por alunos da Rede Pública de Ensino que estivessem cursando as duas últimas séries do Ensino Fundamental – 7as e 8as séries – e desta maneira estaria complementando no CMCT – nos turnos manhã ou tarde – a aprendizagem obtida na escola regular. O objetivo, portanto, era complementar a aprendizagem, oferecendo oportunidade para que o jovem obtivesse qualificação profissional básica e tivesse maiores oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.
A média de inscrições é de 1800 candidatos por turma (totalizando 7200inscrições ao ano), dos quais são atendidos 470 alunos (num total de 1880 alunos ao ano). São sorteados os suplentes para fila de espera, tendo em média 20 alunos por turma.
O CMCT I é uma instituição pública, laica e gratuita e prestará cursos de capacitação e treinamento prioritariamente a alunos da Rede Municipal e Comunidade Escolar, isenta de quaisquer formas de preconceitos e discriminações de sexo, raça, cor, situação socioeconômica, credo religioso e político, dentre outras.
A partir de 28 de setembro de 2022 a unidade tem como patrono o saudoso e atuante membro do bairro de São Miguel Paulista o professor de musica Vandyr da Silva. Tendo agora como nome oficial CMCT PROFESSOR VANDYR DA SILVA.